quarta-feira, 24 de julho de 2013

Da lama ao caos

 
 
O caminho da superação a gente sabe que não é fácil; enfrentamos inúmeras adversidades durante a vida, não é mesmo? Mas, quando conseguimos subjugar os problemas, saímos restaurados, firmes e seguros para continuar em frente.
O segredo para a adaptabilidade é a capacidade de ser flexível em decorrência de muitas qualidades de sua personalidade equilibrada. Ser tanto otimista quanto pessimista, sério e alegre, trabalhador e preguiçoso. Esse paradoxo exige uma busca de postura diferente para cada caminho.
• Reagir positivamente aos problemas e emergir mais forte das experiências desastrosas.
• Encarar as adversidades como oportunidade de mostrar e aprimorar sua competência, seu entusiasmo.
Você até pode ter uma tendência mais marcante como, por exemplo, levar a vida de maneira metódica e organizada. Mas precisa ter em mente que, vez ou outra, vai ser preciso agir com impulsividade.
Mas sabe quando temos a impressão de que nossas capacidades – todas elas- desaparecem? Quando surge uma situação não prevista, turbulenta ou ameaçadora. É assim com todo mundo, acredite! E é claro que a gente sofre, chora, fica recluso (afinal não temos sangue de barata, né?!). O que não podemos é ficar escravos dessas emoções. Nessa hora meus amigos...
“Levanta sacode a poeira dá a volta por cima!!”
Na vida, é preciso ter as propriedades do elástico para enfrentar os contratempos. Ter a mesma capacidade que ele tem de retornar ao seu estado original após sofrer uma grande pressão. O importante é não se fazer de vítima, segundo o consultor empresarial e educacional Eduardo Camello, pois enxergar-se como vítima das circunstâncias faz você se excluir do problema e perder o poder para superá-lo ou transformá-lo. Você fecha as portas de possibilidade.
• Seja humilde: um aspecto para se restaurar é perder o próprio preconceito. Não ter vergonha de estar por baixo.
• Busque o autoconhecimento: quem se conhece sabe quais são suas armas para enfrentar a adversidade.
Isso é resiliência, afinal, meu caro! Atributo daqueles que mesmo quando tudo parece conspirar negativamente, estampam o sorriso no rosto e seguem em frente!
yomga

Nenhum comentário:

Postar um comentário