Dentre os temas para discussão no blog que vivem rondando minha cabeça, a má índole é o que mais me inspirou nos ultimos tempos. Tenho pensado tanto no assunto, que resolvi até mesmo saber o que pensam as pessoas para me ajudar a pensar com mais clareza nisso. São muitas as perguntas que me vinham a mente, tais como má índole é genético? O que influencia? Será que algo precisa mesmo influenciar? A pessoa já nasce desse jeito? A pessoa reconhece que tem má índole?
Foi complicado achar respostas. Na verdade eu não achei tantas, mas ler sobre o assunto e ouvir opiniões me ajudou a entender sobre essa deficiência de caráter de algumas pessoas. A primeira coisa a se dizer é: a má índole não tem cura. Na verdade todos sabemos que a construção de caráter é algo que leva tempo e começa desde criança, na verdade, desde antes do nascimento. Tudo, tudo mesmo contrubui para que uma pessoa se bandeie para o lado da picaretagem, desde o tempo em que ela passou dentro da bolsa d'água, até as amizades diretamente ligadas a ela ou aos pais, o ambiente onde vive, o modo como foi educada para reagir a impulsos ou a momentos de fúria e por aí vai. Agora sim dá pra concluir que a índole se constrói partindo de diversos fatores, ela não pode ser definida antes do nascimento ou na infância, apenas dá para se ter uma ideia de como será os comportamentos futuros de uma criança baseando-se em como ela é educada, as pessoas que convivem com ela, as amizades que fez e o ambiente que vive.
A pessoa que carrega a má índole acaba desenvolvendo uma capacidade de auto-sabotagem. Explico. Quando se mente uma vez, não se está isento de mentir de novo e de novo, geralmente pessoas com essas características se atrapalham com suas próprias mentiras, pois querem sempre reconhecimento, sucesso e é por isso que lutam, a qualquer custo. Acredito que todos conhecem pelo menos uma pessoa com essas características. Eu conheço e, de verdade, não quero acreditar que isso não tenha cura, que não possa mudar. Talvez o reconhecimento seja o primeiro passo, talvez.
A discussão fica em aberto e eu refaço a pergunta do título para que pensem e/ou respondam, pau que nasce torto, se endireita?
Nenhum comentário:
Postar um comentário